NOTÍCIAS

O poder e as oportunidades da cultura da China!

Uma cultura poderosa, milenar e cheia de oportunidades de negócios! É assim que a cultura chinesa é definida por Franthiesco Ballerini, doutor em processos socioculturais e autor do livro ‘Poder Suave – Soft Power’, finalista do 60º Prêmio Jabuti, o mais importante da América Latina. Nesta entrevista, Franthiesco Ballerini conta as grandezas, curiosidades e oportunidades incríveis de se conhecer e estudar a cultura chinesa por meio do novo curso Cultura e poder da China: da Arte Milenar ao Século 21, da Ethos Comunicação & Arte.

A fascinante história do cinema da Espanha e de Portugal!

Um cinema fascinante e que possui uma conexão profunda conosco, latino-americanos. É assim que o cinema de Portugal e Espanha é definido por Franthiesco Ballerini, doutor em processos socioculturais e autor do livro ‘História do Cinema Mundial’, um dos mais vendidos da área no Brasil e referência nas escolas de cinema do país. Nesta entrevista, Franthiesco Ballerini conta as curiosidades e peculiaridades da cinematografia destes dois países e um pouco do curso de História do Cinema: Espanha e Portugal da Ethos Comunicação & Arte.

O poder suave do Brasil está voltando, enquanto Israel e Rússia destroem o próprio soft power!

Conhecer os mecanismos de consolidação do poder da arte e do entretenimento no mercado internacional. Este é o objetivo do curso ‘Soft Power Cultural – o poder da arte e do entretenimento no mundo’. Ministrado por Franthiesco Ballerini, doutor em processos socioculturais e autor do livro ‘Poder Suave – Soft Power’, primeira publicação do mundo dedicada exclusivamente a investigar as grandes manifestações de poder suave no mundo, e indicada ao 60º Prêmio Jabuti na categoria Economia Criativa. Nesta entrevista, Franthiesco Ballerini conta a importância de se conhecer os meandros do poder para quem quer atuar na área.

O melhor momento para filmes e séries brasileiras conquistarem o mundo é agora!

Este é o momento mais promissor para levar o audiovisual brasileiro para mercados internacionais. É o que pensa Laura Rossi, produtora executiva da Gullane Filmes, uma das maiores produtoras do Brasil, e professora do curso de Negócios Internacionais para Cinema e TV da Ethos Comunicação & Arte. Laura conta, nesta entrevista, que está finalizando a maior animação já realizada na América Latina e produzindo os novos filmes dos premiados Karim Aïnouz e Fernando Coimbra. E conta como é possível levar filmes e séries brasileiras para todos os países do mundo. Confira!

Criar a luz de uma história é emocionante. Não respeitar a equipe técnica é revoltante!

As dores e delícias de se criar imagens para o audiovisual. André Moncaio,  professor do curso de Direção de Fotografia: Linguagem e História, diretor de fotografia brasileiro com extenso currículo de longas-metragens e séries de TV, conta, nesta entrevista, porque o leste europeu tem a direção de fotografia mais ousada do mundo, quais são seus diretores de fotografia preferidos e porque não respeitar a equipe técnica é revoltante. Confira!

O cinema brasileiro venceu Bolsonaro. Agora é hora de gritar e criar!

“O cinema brasileiro venceu Bolsonaro. Agora é hora de gritar!” É assim que começa a conversa com Franthiesco Ballerini, Doutor em Processos Socioculturais e autor do livro ‘Cinema Brasileiro no Século 21’, um mergulho por todas as áreas do cinema, da história à produção executiva, e referência nas faculdades de cinema do país.

Irã e Israel são inimigos na política. Mas o cinema os une no mesmo patamar mundial!

Irã e Israel podem ser arquiinimigos na política, mas possuem algo que os une: cinema criativo, ousado e contestador, capaz de driblar a censura rígida iraniana e tocar em feridas próprias, como é o caso da relação dos israelenses com seus vizinhos. É o que conta Franthiesco Ballerini, Doutor em Processos Socioculturais e autor do livro ‘História do Cinema Mundial’, o livro mais vendido da área no Brasil, referência nas faculdades de cinema do país.

A música brasileira é a melhor do mundo, mas o apagamento de sua memória está ameaçando o futuro da arte musical!

A música brasileira é a mais encantadora e poderosa do mundo. Mas a falta de preservação de sua memória ameaça o futuro da arte e dos artistas. É o que nos conta Maristela Rocha, pós-graduada em Música Brasileira, atuando como professora do curso de História da Música Brasileira da Ethos Comunicação & Arte e com mais de 25 anos de trajetória no ensino da memória da música nacional. Confira a entrevista!

O cinema ucraniano sofreu boicote de Moscou muito antes da guerra. Obras-primas eram deliberadamente censuradas!

O cinema ucraniano já sofreu diversas formas de censura e boicotes de Moscou muito antes das relações entre os dois países culminarem na atual Guerra da Ucrânia. É o que conta Franthiesco Ballerini, Doutor em Processos Socioculturais e autor do livro ‘História do Cinema Mundial’, o livro mais vendido da área no Brasil, referência nas faculdades de cinema do país.

“Me revolta essa coisa dos ‘assuntos proibidos’. Falar com o Tim Burton e não poder tocar no nome do Johnny Depp.”

Formada em Jornalismo e Relações Internacionais, Fernanda Talarico buscou nos cursos de história do cinema da Ethos Comunicação & Arte o repertório para aperfeiçoar seu trabalho de jornalista cultural e crítica de cinema. Hoje no UOL, Fernanda conta os principais desafios da carreira, as gafes, o que a encanta e a revolta no universo de jornalismo cultural cinematográfico.

O QUE FAZ UM PRODUTOR EXECUTIVO NO CINEMA E NA TV?

A imagem do profissional de audiovisual que nos vem à mente é alguém trabalhando em um set cercado de luzes, câmeras, atores e cenografia. Mas existe alguém viabilizando que as filmagens aconteçam: o produtor executivo.

MAIOR FENÔMENO DA ANIMAÇÃO FAZ 20 ANOS

A viagem de Chihiro (2001) completa 20 anos em 2021 deixou para trás fortes concorrentes da Pixar e Dreamworks e levou o Oscar de melhor Animação, consagrando-se como uma das maiores animações já feitas na história.

QUAL O PODER DE ATRAÇÃO DO AUDIOVISUAL NA PUBLICIDADE?

Estudos da Cisco Networking compilados pela Multi Vision Digital constataram que sites com vídeos são muito mais atrativos do que as informações exibidas de maneira estática, seja através de textos ou fotografias.

POR QUE FAZER COPRODUÇÕES INTERNACIONAIS?

Conheça os três motivos principais que levam uma produção como Bacurau a buscar formas de coprodução internacional. Além do financiamento, as razões vão da narrativa à motivação técnica.

CADERNO OU TABLET? QUAL USAR NA DIREÇÃO DE ARTE?

O caderno e o tablet são ferramentas de trabalho essenciais para Direção de Arte. Mas qual deles devo optar? Bem, conheça a importância de cada um.

CURIOSIDADES SOBRE A ANIMAÇÃO VENCEDORA DO OSCAR

Soul, filme da Disney/Pixar que levou o Oscar, tem curiosidades muito bacanas para quem gosta e quer trabalhar com Animação. Confira:

ROBÔS JÁ PODEM ESCREVER PEÇAS DE TEATRO?

Os robôs vão dar fim a era dos dramaturgos? Sim, eles podem escrever peças de teatro, mas não é tão simples assim… veja!

VOCÊ SABE O QUE ACONTECE NUMA RODA DE CHORO?

Joaquim Callado, Chiquinha Gonzaga, Ernesto Nazareth, Anacleto de Medeiros e Pixinguinha estão entre os pioneiros do choro.

COMO A PUBLICIDADE PODE REVOLUCIONAR SUA CRIAÇÃO AUDIOVISUAL?

Seja qual for o gênero fílmico, a publicidade é praticamente uma filosofia que atua como guia para a criação e produção audiovisual.

5 CURIOSIDADES INCRÍVEIS SOBRE DOCUMENTÁRIOS

E escrever bem é sinal de inteligência, e isso atrai dinheiro. Então vamos a algumas dicas muito valiosas para você começar a escrever bem agora mesmo!

DICAS PARA ESCREVER BEM E MELHORAR SEU SALÁRIO

E escrever bem é sinal de inteligência, e isso atrai dinheiro. Então vamos a algumas dicas muito valiosas para você começar a escrever bem agora mesmo!

POR QUE O CINEMA JAPONÊS É O MAIS IMPORTANTE DA ÁSIA?

O cinema japonês figura entre os cinco mais importantes do século 20 naquelas listas e pesquisas realizadas na virada para o século 21. Mas por quê? Existem algumas razões para isso, conheça!

GESTÃO CULTURAL

A jornalista Mônica Quiquinato comanda este encontro ao vivo sobre Gestão Cultural, os grandes eventos da cultura, a crise da pandemia, a comunicação eficiente e as novidades nas esferas federal, estadual e municipal.

A HISTÓRIA DA ARTE NA DIREÇÃO DE ARTE

A diretora de arte Brenda de Oliveira selecionou alguns filmes famosos e premiados e vai mostrar como a história da arte ajudou a construir a concepção artística da obra.

IMAGEM DE CINEMA – MASTERCLASS GRATUITA

André Moncaio, premiado diretor de fotografia, fala sobre os trabalhos inesquecíveis que marcaram para sempre o cinema e hoje ganham festivais e aplausos do mundo.

TRANSFORMAR CRISE EM OPORTUNIDADE

Como usar a criatividade no caos e produzir. Leia o texto da nossa especialista em Gestão de Comunicação em Crise e Comunicação para o Setor Público, Monica Quiquinato.

ETHOS É PARCEIRA DO FESTIVAL CURTA NEBLINA

Em sua sétima edição, festival ocorre de modo virtual neste ano e já teve júris como Guillhermo Arriaga, Sergio Rezende, Emílio de Mello, Andreu Jaboc e Matheus Nachtergaele. A Ethos apoia o Curta Neblina oferecendo bolsas de estudo integrais.

PARA QUE POESIA?

Confira aqui o poema Para que Poesia?, da escritora Cássia Janeiro. É com esse poema que ela se tornou a primeira e única sul-americana a ganhar o prêmio Nósside, chancelado pela Unesco. Cássia é professora dos cursos de Escrita Criativa da Ethos!

ETHOS APOIA COLETIVO DE CINEMA DO RIO

Iniciativa carioca montou o curso Formação livre em cinema e educação para professores do ensino básico, arte-educadores, mães e pais que queriam aprender sobre a sétima arte. Ethos premiou Bruna Morelli com bolsa integral de Cinema Brasileiro

SETORISTA DE FILMES E SÉRIES, EX-ALUNA ETHOS!

Fernanda Talarico apostou na formação do olhar, em cursos como os de Neorrealismo Italiano, História do Cinema Japonês e Cinema Latino-Americano. Tão jovem, já passou pelo Cartoon Network, Rolling Stone e hoje está no Jovem Nerd!

JORNALISMO CULTURAL OU COLUNISMO SOCIAL?

No artigo do mês, entenda as principais diferenças entre o jornalismo cultural e o colunismo social. A fofoca, o prestígio social, os filhos de famosos, tudo pode ganhar uma roupagem de arte e entretenimento. Saiba como!

OS NOVOS OLIMPIANOS DO JORNALISMO CULTURAL

No artigo do mês, conheça os critérios do jornalismo cultural para criar os novos deuses da notícia, com base nas teorias do sociólogo francês Edgar Morin no livro ‘Cultura de Massas no Século XX’.

EX-ALUNO LANÇA LIVRO DE CINEMA

O jornalista Gabriel Fabri fez cursos de História e Crítica e publicou o livro ‘Fora do Comum – Os Melhores Filmes Estranhos’. A prática ajudou também a fundar um site sobre cinema.

ALUNO DA ETHOS… E NOVO CRÍTICO DE CINEMA

Aluno da Ethos do curso online de Jornalismo Cultural, Guilherme Rodrigues escreve sua crítica após o processo teórico e prático de aprendizado na área. Confira!

AS (60) MIL FACES DE MADONNA NO JORNALISMO CULTURAL

Madonna se tornou o maior ícone da cultura de massa no século 20. Soube como ninguém virar pauta do jornalismo cultural e se manter relevante aos 60 anos de idade.

CRÍTICO X CRITICADO: O EMBATE CLÁSSICO DO JORNALISMO CULTURAL NO MUNDO

Nosso texto do mês discute a relação da crítica com os artistas e produtores culturais, um dos temas dos cursos presenciais e a distância de Jornalismo Cultural da Ethos.

ESCRITORA CÁSSIA JANEIRO GANHA MAIS DOIS PRÊMIOS LITERÁRIOS NO BRASIL

Ela é professora dos cursos presenciais e a distância da Ethos, focados na formação prática de escritores.

FRANTHIESCO BALLERINI LANÇA SEU QUINTO LIVRO, ‘HISTÓRIA DO CINEMA MUNDIAL’

Com prefácio de Walter Carvalho (‘Central do Brasil’), lançamento aconteceu no Reserva Cultural, em São Paulo

ETHOS APRESENTA O VÍDEO INSTITUCIONAL DO MUSEU DA PESSOA 2018/2019

Conheça o trabalho deste museu único no mundo e suas inesquecíveis histórias de vida

ADQUIRA OS LIVROS DA ‘BIBLIOTECA ESSENCIAL ETHOS’ COM DESCONTO ESPECIAL DE ALUNO

Reserve seu exemplar antes do seu curso começar pelo e-mail contato@ethoscomunicacaoearte.com.br

ETHOS REALIZA WORKSHOP DE CINEMA PARA COLABORADORES DO GOOGLE

Workshop faz parte da linha de serviços que usa arte e entretenimento como ferramentas motivacionais

CURSO DE ESCRITA CRIATIVA APERFEIÇOA HABILIDADE INDIVIDUAL DOS ALUNOS

Alunos aprenderam diferenças de cada formato e trabalharam com suas demandas profissionais e pessoais

MUSEU DA PESSOA, NOVO CLIENTE DA ETHOS, INAUGURA EXPOSIÇÃO ‘LEMBRA, CORPO?’

Uma das instituições mais importantes do país leva exposição com curadoria de Diógenes Moura para metrô República

ETHOS DÁ BOAS-VINDAS A JANEIRO NATURAL, SERVIÇO DE DELIVERY DE COMIDA VEGANA EM SÃO PAULO

Cliente da área de Produção de Conteúdo, a Janeiro Natural traz opções deliciosas para toda a semana

PROFESSOR DE LETRAS FAZ CURSO DE HISTÓRIA DO CINEMA E COMEÇA A ATUAR NA ÁREA

Vanderson Fernandes diz que o curso o ajudou a ampliar a visão sobre cinema e fundar site de crítica

TRABALHAR NA TV PARA O PÚBLICO INFANTIL . BATE-PAPO COM ELIANA FONSECA

A super atriz Eliana Fonseca contou pra gente sobre como é trabalhar na TV para o público infantil. Confira!

ETHOS PARTICIPA DA CAMPANHA “QUER FAZER CINEMA? ELES TE ENSINAM NA PRÁTICA”

Entrevista exclusiva de Franthiesco Ballerini ao site Cinema Sim, na coluna “Quer fazer cinema? Eles te ensinam na prática”

LIVRARIA DA VILA E ETHOS COMUNICAÇÃO & ARTE FIRMAM PARCERIA PARA CURSOS DE FORMAÇÃO PROFISSSIONAL

Frequentadores da livraria e público em geral terão acesso a cursos teóricos e práticos nas áreas de artes, comunicação e entretenimento com renomados profissionais da área

O JORNALISMO CULTURAL E O MERCADO DE TRABALHO

ARTIGO :: Com muita frequência, sou abordado por alunos de comunicação social, jornalistas recém-formados e profissionais experientes de …

VERONICA STIGGER ASSINA CURADORIA DE ARTISTA ALEMÃO EM SP

Veronica Stigger, escritora e professora do curso de Escrita Criativa da Ethos, é a curadora da exposição sobre Hartwig Burchard, no Programa Fora da Caixa

EX-ALUNO GUSTAVO LOT ASSINA CLIPE DA BANDA ATALHOS

Gustavo Lot, ex-aluno de História do Cinema, é o diretor de “A Divina Comédia”, novo clipe do trio paulistano Atalhos

CÁSSIA JANEIRO FINALIZA LIVRO SOBRE VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER

Poetisa e especialista estratégica da Ethos em Produção de Conteúdo, Cassia acaba de finalizar seu sexto livro

CICULT 2018 . CICLO CULTURAL DA ETHOS COMUNICAÇÃO & ARTE

Palestras gratuitas com grandes nomes da cena cultural atual. Esse é o ciCult 2018

A ETHOS INDICA – SENSE8

Confira a indicação de hoje: Sense8

COLETÂNEA AS MULHERES POETAS NA LITERATURA BRASILEIRA TRAZ OBRAS DE CÁSSIA JANEIRO

A escritora e parceira da Ethos Comunicação & Arte, Cássia Janeiro, é uma das poetas citadas na coletânea As Mulheres Poetas na Literatura Brasileira

AMIGOS, FÉRIAS E DESCONTOS EXCLUSIVOS!

Traga seus amigos para os cursos de férias da Ethos e garanta descontos exclusivos (pra você e pra eles!)

DEZ DICAS PARA ESCREVER UM ROTEIRO PARA CINEMA E TV

Quer criar histórias para o universo do audiovisual? Então anota aí estas dicas para a produção de um roteiro e comece os trabalhos!

DEZ DICAS PARA QUEM QUER SEGUIR CARREIRA NO JORNALISMO CULTURAL

Com muita frequência, recebo perguntas de alunos e jornalistas recém-formados sobre o que é mais importante para seguir carreira de referência no jornalismo cultural…

CONSTRUINDO A HISTÓRIA DO CINEMA MUNDIAL – ‘Mãe!’, de Darren Aronofsky

Confira a dica de hoje: ‘Mãe!’, de Darren Aronofsky

DIRETOR-FUNDADOR DA ETHOS LANÇA PRIMEIRO LIVRO SOBRE SOFT POWER CULTURAL NO MUNDO

Franthiesco Ballerini acaba de lançar a obra ‘Poder Suave (Soft Power)’