NOTÍCIAS

Crítica de Arte:
dicas e oportunidades!

Uma boa crítica desvenda a obra e seu artista

Qual a importância da crítica de arte no mercado? Ainda é possível ser remunerado com crítica de arte? Qual a formação ideal? Estas e outras curiosidades são tema desta entrevista com Franthiesco Ballerini, doutor em processos socioculturais e autor do livro ‘Poder Cultural: mecanismos de consolidação do poder na arte e no entretenimento no século 21‘, fruto de cinco anos de pesquisa em seu doutorado, contemplado pela bolsa federal Capes. Franthiesco Ballerini conta também quais as oportunidades podem ser adquiridas com a formação proposta de seu novo curso de Crítica de Arte, da Ethos Comunicação & Arte.

Qual a importância da crítica de arte no século 21?
A crítica de arte se fragmentou com o advento das redes sociais. Hoje, a crítica não é mais feita apenas no formato escrito tradicional de jornais e revistas. Há bons críticos atuando em blogs, sites e até mesmo canais pessoais no youtube e outras redes sociais. Com os mecanismos de busca, é possível pesquisar sobre obras específicas e aprender, refletir e observar o olhar especializado do crítico sobre aquela obra. E isso é fundamental para o leitor/espectador, que se torna capaz de observar a obra com novos e interessantes ângulos.

É possível viver de crítica de arte?
Sim, mas é preciso muita persistência, porque a crise da imprensa, que começou com o advento da internet, rebaixou muito os salários e deixou a estrutura das redações mais precária, com rebaixamento de salários, consequência de um menor fluxo de renda publicitária e tiragens menores. E em parte porque grande parte dos leitores/espectadores considera que hoje, a notícia e a crítica, pode ser consumida de graça. Mas estes produtos jornalísticos possuem um custo humano e operacional, para serem bem produzidos.

Quais são as melhores qualidades de um crítico de arte?
O bom crítico de arte é um pesquisador e um curioso incansável. Deve estudar sempre, ler muito, frequentar todo tipo de exposição, ver muitos filmes, peças de teatro, ouvir os mais variados tipos de música, assistir a bons programas de TV e ler clássicos e novos lançamentos literários. É inquieto, quer desvendar a obra, as intenções do artista, de que forma ela se comunica com o mundo, com contextos específicos e com a história da arte em geral.

E os piores defeitos?
Críticos com preconceitos arraigados a certos gêneros, artistas e manifestações. Críticos muito embebidos de cargas ideológicas que os tornam incapazes de enxergar o diferente de suas próprias crenças e valores.

Como seu novo curso de Crítica de Arte ajuda na formação dos futuros críticos?
Este curso foi desenhado para quem quer adquirir bagagem teórica e prática na área, conhecendo os grandes críticos do Brasil e do mundo, as mais importantes correntes artísticas e analisar boas críticas produzidas hoje e historicamente. Em sua carga prática, o estudante vai desenvolver a leitura e a escrita da crítica, além de conhecer boas oportunidades de atuação no mercado.

QUER ESCREVER UMA BOA CRÍTICA DE ARTE?
CONHEÇA O CURSO DE CRÍTICA DE ARTE DA ETHOS COMUNICAÇÃO & ARTE!