NOTÍCIAS

POR QUE FAZER COPRODUÇÕES INTERNACIONAIS?

Coproduzir no exterior não é um caminho simples, irá acarretar num aumento de custos ligados a operação, numa maior complexidade do desenho do projeto, e também numa necessidade de flexibilidade para lidar com culturas e formas de produção distintas ao modelo brasileiro.

No entanto, também existem diversas vantagens na busca por uma coprodução internacional, e dependendo do projeto ou do momento da empresa produtora, esse pode ser um caminho de muito sucesso e cheio de oportunidades.

Segue abaixo três motivos para coproduzir internacionalmente:

Necessidade narrativa: projetos com narrativas permeadas por outras culturas, com necessidade de participação de outros territórios na produção.
Se a história que você quer contar envolve duas ou mais culturas (filmagens nesses territórios, atores destes países, etc), se associar com uma produtora local desse local é o caminho certo para seu projeto.

Busca por financiamento: coproduções podem nascer a partir do desenho de financiamento do projeto, existem diversos fundos disponíveis na Europa visando justamente produções de países emergentes como o Brasil. Para acessá-los, geralmente precisamos de um coprodutor europeu.

Motivação técnica e de serviços: Ainda podemos pensar em uma coprodução internacional incentivados por necessidades de produção que não são supridas, ou são mais vantajosas de serem realizadas em outros territórios. Afinal, mutuo desenvolvimento das industrias de cada país é um dos propósitos para a existência dos Tratados de Coprodução.

 

QUER TRABALHAR OU SABER MAIS SOBRE PRODUÇÃO EXECUTIVA?

CONHEÇA NOSSO CURSO ONLINE DE PRODUÇÃO EXECUTIVA PARA CINEMA E TV