NOTÍCIAS

 CONSTRUINDO A HISTÓRIA DO CINEMA MUNDIAL – ‘MÃE!’, DE DARREN ARONOFSKY

historia do cinema mundialUma das virtudes de um bom filme é vê-lo acabar e mantê-lo na cabeça por horas ou dias a fio. Inclusive, esse é um dos critérios que fazem uma obra entrar para a História do Cinema Mundial. O trailer de ‘Mãe!’ (de Darren Aronofsky, diretor de ‘Cisne Negro’) felizmente vende apenas um filme de suspense/terror e não entrega a simbologia principal da trama. E nem pode. A história, pretensamente sobre uma Casa, uma Mulher, um Homem e convidados indesejados, fala sobre algo muito maior, perturbador.

+ Curso de férias: História do Cinema Mundial

Uma narrativa que incomoda rapidamente, mas revela suas intenções bem devagar. Repare na posição da câmera do diretor ao longo da história; ela diz muito. Repare nos símbolos que vão surgindo, como a tartaruga e os pés descalços. E, depois, reflita sobre o que simbolizam estas visitas, suas preocupações, até a catarse final, esplendorosa.

Raramente filmes de suspense me agradam, mas Aronofsky soube unir tensão dramática pura com um tema absolutamente necessário no cinema. O melhor papel de Jennifer Lawrence. Michele Pfeiffer e Javier Bardem igualmente notáveis. Vale a pena ver esse filme. Viva a cultura!

Por Franthiesco Ballerini