NOTÍCIAS
POR QUE O CINEMA JAPONÊS É O MAIS IMPORTANTE DA ÁSIA?
O cinema japonês figura entre os cinco mais importantes do século 20 naquelas listas e pesquisas realizadas na virada para o século 21. Mas por quê? Existem algumas razões para isso, como:
- O cinema japonês soube, desde muito cedo, cruzar suas empresas de tecnologia com as produções artísticas e canais de mídia. Isso quer dizer que as grandes empresas como Sony, Mitsubishi e Nintendo estavam conectadas à produção artística e suas obras eram reproduzidas e adaptadas aos mais diferentes meios, como mangá, animê, games, rádio, cinema, televisão e cinema.
- Isso tornou o Japão dono de um dos maiores poderes suaves do mundo, a cultura MAG (Mangá + Anime + Games). O poder suave (soft power) é habilidade de se posicionar o outro de acordo com os seus desejos e objetivos por meio da sedução, em vez da coerção (hard power).
- O cinema mudo japonês foi um dos mais ricos porque sua linguagem propunha a contemplação da imagem, ou seja, um trabalho imagético que não era escravo do ritmo frenético, como vemos em Hollywood em grade parte das vezes. Sua estética é admirada e adaptada em diversos cantos do mundo.
- As animações japonesas, os animes, nunca foram considerados gêneros infantis, mas apenas um meio de se contar uma história. Ou seja, há décadas floresceu uma indústria forte de animes para idosos, crianças, adultos (pornografia e erotismo), adolescentes etc.
Fonte: ‘História do Cinema Mundial’ (Franthiesco Ballerini)
Quer saber tudo sobre o cinema japonês?
Confira nosso curso online de HISTÓRIA DO CINEMA JAPONÊS!