NOTÍCIAS

O poder e as oportunidades
da cultura da China!

'Ciclo da Vida', do artista chinês Ai Weiwei

Uma cultura poderosa, milenar e cheia de oportunidades de negócios! É assim que a cultura chinesa é definida por Franthiesco Ballerini, doutor em processos socioculturais e autor do livro ‘Poder Suave – Soft Power‘, finalista do 60º Prêmio Jabuti, o mais importante da América Latina. Nesta entrevista, Franthiesco Ballerini conta as grandezas, curiosidades e oportunidades incríveis de se conhecer e estudar a cultura chinesa por meio do novo curso Cultura e poder da China: da Arte Milenar ao Século 21, da Ethos Comunicação & Arte.

Por que conhecer a fundo a cultura da China?
A China é a segunda nação mais poderosa do mundo e possui uma cultura de 4 mil anos! São manifestações culturais tão poderosas que irradiaram influências em todas as partes do planeta. Seus artefatos culturais se tornaram relíquias e a China construiu todo um sistema de negócios que, se conhecemos sua cultura a fundo, se torna uma grande oportunidade de crescimento profissional.

O que mais te fascina na cultura chinesa?
Sou fascinado pela cultura milenar, manifestada na forma de caligrafias, pinturas e esculturas. É impressionante como os chineses souberam criar uma aliança visual perfeita entre objetos artísticos que demonstram força e, ao mesmo tempo, delicadeza e criatividade. O trabalho de cores, texturas, contornos e a atmosfera das obras é de encher os olhos.

Há algum lado que não te agrada?
Sim, a cultura chinesa passou por diversos momentos de censura, que vinham da religião, das diversas dinastias, como Tang, Song e Yuan, mas principalmente da revolução cultural de Mao Tsé-Tung, que chegou a destruir obras milenares importantíssimas.

E a cultura contemporânea, como se manifesta?
Nós temos artistas importantíssimos como o Ai WeiWei, que vive fora da China por conta de diversos conflitos com o governo. E temos um novo movimento de criação de um poder audiovisual por meio de Chinawood, o maior estúdio cinematográfico do mundo, que quer competir com os Estados Unidos na produção e distribuição de filmes e séries ao redor do mundo.

Como estes assuntos são abordados no curso?
No curso ‘Cultura e poder da China: da arte milenar ao século 21’, nós passamos por vários dos grandes momentos da arte milenar chinesa, mostramos as características de cada uma, propomos exercícios de fixação do conhecimento, falamos de oportunidades na China contemporânea, a diversidade cultural, o Instituto Confúcio, enfim, o estudante vai ter um passeio muito saboroso por essa cultura fascinante do Oriente.

QUER FAZER UM PASSEIO PELA CULTURA MILENAR E CONTEMPORÂNEA DA CHINA ?
CONHEÇA O CURSO DE CUTURA E PODER DA CHINA: DA ARTE MILENAR AO SÉCULO 21

Das caligrafias ao audiovisual: o poder da cultura chinesa em curso!