Compartilhe
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

logo cicult 2018-01-bxquali

 A Arte da Mulher e A Mulher na Arte: o olhar feminino na literatura, no cinema, no teatro, na música e nas artes visuais

A fim de contribuir com o fomento da cultura nacional, a Ethos Comunicação & Arte criou o ciCult, ciclo de palestras gratuitas com grandes nomes da cena cultural atual. O ciCult tem, a cada ano, temas específicos – e os palestrantes convidados trazem questões ligadas ao tema vigente. Em 2018, o tema do ciCult é “A Arte da Mulher e A Mulher na Arte: o olhar feminino na literatura, no cinema, no teatro, na música e nas artes visuais“, e as convidadas são a cineasta LINA CHAMIE, a poeta e escritora CÁSSIA JANEIRO e diretora de conteúdo BARBARA STURM.

As palestras são sempre gratuitas e acontecem em São Paulo, na sede da Ethos Comunicação & Arte, nos dias 05, 06 e 07 de março. Para garantir uma vaga, confira abaixo os detalhes de cada dia do ciCult 2018!


Dia 05 de março, às 19h

lina_pg_site_cicult-01O primeiro dia do ciCult 2018 tem como convidada a diretora e roteirista LINA CHAMIE. Entre seus longas-metragens estão “A Via Láctea”, que recebeu o Prêmio Casa de América no Festival Internacional de San Sebastián, Espanha (2006), e que teve sua estréia mundial no Festival de CANNES em 2007, na seleção oficial da Semaine International de la Critique; “Tônica Dominante” (2000), que recebeu, entre outros prêmios, o Kodak Vision Award/WIF e o prêmio da Associação Paulista dos Críticos de Arte, de Melhor Fotografia; “Amigos” (2014), prêmio de melhor montagem no Festival de Gramado; e o longa documental para TV “Dorina: olhar para o mundo” (HBO, 2016). Graduada e mestre em música e filosofia pela Universidade de Nova York, trabalhou durante dez anos no departamento de cinema da universidade. Também foi professora da Universidade Federal de São Carlos, no Departamento de Artes e Comunicação no curso de Imagem e Som.

No ciCult 2018, Lina falará sobre A Mulher no Cinema Brasileiro.

Quer participar? Envie seu nome completo, telefone e escreva “Palestra dia 05 – Lina Chamie” AQUI


Dia 06 de março, às 19h

 Na terça-feira, dia 06 de março, o ciCult traz a poeta e premiada escritora brasileira CÁSSIA JANEIRO, primeira sul-americana a ganhar o Prêmio Mundiacassia_pg_site_cicult-01l de Poesia Nósside, chancelado pela Unesco, para qual foi consultora na missão brasileira no Timor Leste e de programas de Alfabetização e Capacitação Solidária. Secretária-geral da União Brasileira dos Escritores, da Academia Metropolitana de Artes, Ciências e Letras e da Associação Internacional de Escritores e Artistas, a escritora foi ganhadora e finalista de diversos prêmios, como Jabuti, Prêmio Luiz Vilela de Literatura, Prêmio Asabeça de Literatura, Prêmio Excelência Literária, II Prêmio Escriba de Literatura e Prêmio Salon du Livre, este em Paris. Participou, ainda, da exposição Poesia Agora, em cartaz no Museu da Língua Portuguesa (em São Paulo) e em outras cidades como Rio de Janeiro, Salvador e Recife.
Com trabalhos reconhecidos mundialmente, Cássia é uma das escritoras citadas pelo poeta Rubens Jardim na obra “As mulheres poetas na Literatura Brasileira”. Autora de obras como Tijolos de Veneza. Poemas de Janeiro e A Pérola e a Ostra, Cássia já atuou como colaboradora universitária em diversas instituições de Ensino Superior e como consultora e autora de produção de conteúdo para grandes instituições brasileiras.

 O bate-papo com Cássia terá como tema principal A Mulher na Literatura Contemporânea.

Quer participar? Envie seu nome completo, telefone e escreva “Palestra dia 06 – Cássia Janeiro” AQUI


Dia 07 de março, às 19h 

barbara_pg_site_cicult-01O último dia do evento traz como convidada BARBARA STURM, diretora de conteúdo da Elo Company, programadora do Cine Belas Artes e Kinoforum e fundadora do Cineramabc – Festival Internacional de cinema em Balneário Camboriú. Formada em moda e em cinema, Barbara foi selecionada como Distribuidora para um curso de jovens talentos do mercado cinematográfico realizado pelo Berlinale, em 2013. Foi diretora de Planejamento da distribuidora “Pandora Filmes”, onde era responsável pela aquisição e criação de estratégias de lançamento no Brasil de filmes nacionais e internacionais. Atendeu a importantes mercados da indústria do cinema mundial como Berlinale, Cannes Film Festival, Rotterdã Internacional Film Festival, Venice Film Festival, San Sebastian Film Festival. Foi responsável pelos lançamentos no Brasil dos filmes: Que Horas Ela Volta? (Anna Muylaert), Sr. Kaplan (Álvaro Brechner), Os Filhos do Padre (Vinko Bresan), Espuma dos Dias (Michel Gondry), A Visitante Francesa (Hong Sang-Soo), Barbara (Christian Petzold), Tomboy (Celine Sciamma), entre outros.

Sua participação no ciCult 2018 será no bate-papo sobre A Mulher no Mercado do Audiovisual.

Quer participar? Envie seu nome completo, telefone e escreva “Palestra dia 07 – Barbara Sturm” AQUI


As palestras acontecerão na sede da Ethos Comunicação & Arte, na rua Capote Valente, 1426, Sumaré, São Paulo. Clique aqui para conferir o mapa do local. O ciCult tem o patrocínio da FlyCoWorking e é realizado pela Ethos Comunicação & Arte.
Tem alguma dúvida sobre o evento? Entre em contato conosco por telefone – (11) 4800-0719 ou por e-mail, pelo contato@ethoscomunicacaoearte.com.br