PROFESSORES

FELIPE MACHADO

Felipe Machado é um profissional da comunicação com vasta experiência no mercado brasileiro e internacional. Desde 1996 atua como jornalista e consultor na área de Conteúdo, Comunicação Estratégica e Mídias Digitais à frente da empresa de projetos de Conteúdo FMLabs.

Realizou projetos corporativos para diversos clientes, entre eles The New York Times, O Estado de S. Paulo, R7, Diário de S. Paulo, Editora Abril, Mercado Livre, Linhas Aéreas Pantanal, Le Monde Diplomatique Brasil, Polishop, Bodytech, Fórmula Indy, Unisys, A Hebraica, Escola Beit Yaacov, Colégio Sion, entre outros. Atualmente é Diretor de Comunicação da Worldfund, organização internacional com sede em Nova York e projetos de educação no Brasil e no México. Foi apresentador do programa Rockshow na Rádio 89FM e redator na agência de propaganda DPZ (1996-2000), onde foi premiado pelo Clube de Criação (CCSP). Desde os anos 1980 Felipe tem uma carreira de sucesso na área musical. Como guitarrista e produtor da banda de rock Viper, lançou diversos álbuns no mundo inteiro e realizou turnês pelo Japão, Europa, Estados Unidos e América do Sul. Em grandes festivais e aberturas de shows, já dividiu o palco com bandas como Metallica, Motorhead e Black Sabbath, entre outros. Em 2013, o VIPER foi um dos destaques brasileiros do Rock in Rio e abriu a turnê brasileira da banda norte-americana Kiss. No mesmo ano, a banda lançou o CD/DVD ‘VIPER Live in São Paulo’. Em 2015 Felipe lançou o álbum ‘FM Solo’, seu primeiro trabalho como vocalista e compositor. ‘FM Solo’ está disponível em todas as plataformas digitais. Como crítico musical, já escreveu para diversos veículos do país, da extinta revista Bizz à Folha de S. Paulo.

Na área literária, Felipe Machado é autor dos livros ‘Um Lugar Chamado Aqui’ (2016), vencedor do Prêmio da Fundação Nacional do Livro Infantil (FNLIJ) de Melhor Livro para Jovem do ano, ‘Bacana Bacana – As Aventuras de um Jornalista Brasileiro pela Copa do Mundo da África do Sul (2010)’, ‘Ping Pong – As Aventuras de um Jornalista Brasileiro na China Olímpica’ (2008), indicado ao Prêmio Jabuti, e dos romances ‘Olhos Cor de Chuva’ (2002) e ‘O Martelo dos Deuses’ (2007). Na área de biografias e projetos corporativos, escreveu ‘Na Frequência do Brasil’, biografia do ex-deputado federal e empresário do ramo de Comunicações José Camargo (2017); ‘Histórias que Inspiram – Os 15 Anos do Mercado Livre no Brasil’ (2014), 15 relatos pessoais de empreendedores e sua relação com a maior plataforma de e-commerce da América Latina; e ‘Sarita Kreimer – 50 Anos de Educação Judaica’ (2009), biografia da educadora de origem judaica.

Trabalhou onze anos no Grupo Estado, onde atuou como jornalista e editor de Multimídia. Criou, implementou e foi diretor da TV Estadão, área de vídeos do portal do jornal O Estado de S. Paulo por quatro anos. Dirigiu e escreveu os roteiros dos documentários ‘A Amazônia de Euclides da Cunha: Um Paraíso Perdido’, ‘1968: Mordaça no Estadão’ e o curta-metragem ‘Amor 2.0’.

Foi Chefe de Reportagem do portal R7, da Rede Record, segundo maior portal do país, e Diretor de Mídias Digitais do Diário de S. Paulo e da Rede Bom Dia, grupo regional de jornais publicados em dez cidades paulistas. Felipe é hoje colunista dos sites Huffington Post Brasil e Blasting News, além de autor do blog ‘Palavra de Homem’, no portal R7, baseado na coluna semanal que manteve durante oito anos em diversos jornais brasileiros.

Além de escrever como freelancer para os principais veículos de comunicação do país, Felipe Machado também atua no mercado internacional. É editor-chefe para a América Latina do portal internacional Fair Observer e colaborador de publicações como as revistas Citizen KMixte, Double(França), Back2Back (Inglaterra) e Vision (China). Apresentou palestras sobre mídia no auditório do The New York Times, em Nova York, e na DePaul University, em Chicago, além de eventos do setor no Brasil.