Compartilhe
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

NOTÍCIAS

 DIRETOR-FUNDADOR DA ETHOS LANÇA PRIMEIRO LIVRO SOBRE SOFT POWER CULTURAL NO MUNDO

514EIVr-2iL._SR600,315_PIWhiteStrip,BottomLeft,0,35_SCLZZZZZZZ_O diretor-fundador da Ethos Comunicação & Arte, Franthiesco Ballerini, lançou no primeiro semestre de 2017 o livro ‘Poder Suave (Soft Power)’, primeira publicação no mundo a dedicar-se exclusivamente à investigação do poder de convencimento e sedução da arte e do entretenimento.

Ballerini utiliza o conceito criado pelo cientista-político Joseph Nye, para quem ‘soft power’ “é a habilidade de conseguir o que se quer através da atração, em vez de coerção ou pagamentos. “Ele surge da atratividade de um país por meio de sua cultura, ideais políticos e políticas. Quando você consegue que os outros admirem seus ideais e querem o que você quer, você não precisa mais gastar muito em políticas de incentivo e sanções para movê-los na sua direção. Sedução é sempre mais efetiva que coerção, e muitos dos valores como democracia, direitos humanos e oportunidades individuais são profundamente sedutoras”, diz o diretor-fundador da Ethos, que traça um panorama e um histórico dos poderes suaves mais eficientes do mundo, como Hollywood, Moda Francesa, Arte Renascentista, Bossa Nova, Tango, British Invasion, Bollywood, Telenovelas, Carnaval etc.

“O projeto foi movido pela curiosidade de investigar o quão eficientes são os instrumentos culturais para se atingir objetivos – financeiros, turísticos, artísticos ou governamentais – em vez de optar por usar da força sempre desgastante que é o hard power”, comenta Ballerini. ‘Poder Suave (Soft Power)’ pode ser encontrado em todas as grandes livrarias do país.