QUEM SOMOS

Mais que uma agência de comunicação que ensina ou um centro de formação profissional que presta serviços de comunicação, a Ethos é um núcleo multiplataforma especializado em Comunicação segmentada em Cultura e Artes em geral. Suas três frentes – Comunicação Estratégica, Produção de Conteúdo e Formação Profissional – foram sinergicamente desenhadas para oferecer, de forma completa, todas as experiências possíveis ligadas à comunicação no universo da cultura. Na Ethos você aprende com cursos ministrados por grandes nomes da cultura nacional, tem o suporte de um time de profissionais para a produção dos mais diversos tipos de conteúdo e ainda conta com um núcleo de comunicação estratégica pronto para ser o seu parceiro.

Fundada por dois sócios e talentosos parceiros, a Ethos tem o objetivo de aprimorar relações, tanto intrapessoais – alunos e seu grau de conhecimento aplicado sobre determinado tema – quanto interpessoais (pessoas com instituições e mercado de trabalho e instituições com seus públicos de interesse), sempre a partir de estratégias alinhadas às necessidades subjetivas e com base na expertise de mais de duas décadas dos sócios nos campos de Comunicação voltada a Cultura e Artes. Saiba um pouco mais sobre os criadores da Ethos:

FRANTHIESCO

FRANTHIESCO BALLERINI

Diretor-fundador

Jornalista e Mestre em Comunicação Social com especialização em audiovisual e jornalismo cultural, Franthiesco Ballerini tem quase 20 anos de experiência no mercado, em especial nos segmentos de comunicação e artes. Iniciou a carreira como trainee de comunicação de grandes empresas, como Akzo Nobel e Novartis, tendo ingressado num dos maiores jornais da América Latina, O Estado de S.Paulo, ainda muito jovem. No Grupo Estado, acumulou experiência de repórter, redator, crítico de cinema e correspondente de reportagens especiais em países como EUA, Índia, Canadá, México e Argentina. Em mídia impressa, colaborou para revistas especializadas como Cult e Bravo!. No rádio, atuou como colunista cultural da Rádio Eldorado e, na televisão, como colunista de cinema para a TV Gazeta.

Antes de fundar a Ethos Comunicação & Arte, acumulou também quase uma década de experiência acadêmica. Foi coordenador geral de cursos da Academia Internacional de Cinema, tendo gerenciado uma equipe de colaboradores e professores e desenvolvido mais de 40 cursos livres. Conhece o ensino de comunicação e de artes a fundo, atuando como professor de grandes instituições como FAAP, UMC e Faculdades Integradas Rio Branco.

Seus livros são referência no mercado. Diário de Bollywood é o primeiro livro em língua portuguesa sobre o cinema indiano no mundo; Cinema Brasileiro no Século 21 é consulta obrigatória para quem estuda e trabalha com audiovisual no Brasil; Jornalismo Cultural no Século 21 é fruto de três anos de pesquisa e atualização editorial nesta especialização; e Poder Suave, com prefácio do ex-ministro da Cultura Juca Ferreira, é publicação única no mundo, abordando o poder de persuasão da arte e entretenimento. Produziu filmes, como o documentário Bollyworld e Legacy, este feito para a marca italiana Giorgio Armani, e Nome, seu primeiro trabalho de direção e roteiro, tendo participado de seis festivais nacionais e internacionais.

LEILANE VASCONCELOS

Head de Comunicação Estratégica e Branding

Jornalista formada como bolsista integral pela Universidade São Judas Tadeu, tem Pós-Graduação em Comunicação Corporativa pela FMU e é pós-graduanda em Literatura e Estudos Linguísticos, tendo ainda especialização em Criação Literária, Gestão de Marcas (Branding Management) e Empreendedorismo Criativo. Além de atuar como jornalista, Leilane é empresária, empreendedora criativa e especialista em consultoria de comunicação/criação de identidade voltada a pequenos empreendedores.

Dedicou a maior parte dos seus 10 anos de carreira à Comunicação Corporativa, tendo iniciado sua trajetória em assessorias de imprensa brasileiras de grande porte, coordenando a gestão de contas de diferentes áreas de atuação e equipes de profissionais de Relações Públicas, Jornalismo e Publicidade. À frente da área de Comunicação de multinacionais de grande porte, Leilane liderou projetos de Brand Management, fusões, start ups e joint ventures, especializando-se ainda em Responsabilidade Social e gestão de Leis de Incentivo. Sua atuação como repórter e editora lhe rendeu a cobertura de pautas ligadas a cinema, música, literatura e comportamento – suas grandes paixões.

Leilane Vasconcelos
Leilane Vasconcelos

LEILANE VASCONCELOS

Head de Comunicação Estratégica e Marketing

Jornalista formada como bolsista integral pela Universidade São Judas Tadeu, tem Pós-Graduação em Comunicação Corporativa pela FMU e especialização em Criação Literária, Branding (Gestão de Marcas) e Empreendedorismo Criativo. Além de atuar como jornalista, Leilane é empresária, empreendedora criativa e especialista em consultoria de comunicação/criação de identidade voltada a pequenos empreendedores.

Dedicou a maior parte dos seus 10 anos de carreira à Comunicação Corporativa, tendo iniciado sua trajetória em assessorias de imprensa brasileiras de grande porte, coordenando a gestão de contas de diferentes áreas de atuação. À frente da área de Comunicação de multinacionais de grande porte, Leilane liderou projetos de Brand Management, fusões, start ups e joint ventures. Sua atuação como repórter e editora lhe rendeu a cobertura de pautas ligadas a cinema, música, literatura e comportamento – suas grandes paixões.

PORTFÓLIO

ANDEF
Walt Disney
Sesc
Casa Guilherme de Almeida
Sindicato dos Jornalistas